Vigilância Sanitária realiza vistorias em estabelecimentos comerciais

Preocupada com a saúde e o bem estar da população local, a Secretaria Municipal de Saúde de Poconé, através da Vigilância Sanitária em parceria com o Setor de Tributos, Conselho Tutelar e a Polícia Militar realizaram inspeções de rotina em estabelecimentos comerciais e pontos de alimentação espalhados por toda a cidade de Poconé, tanto na zona urbana como na zona rural. Durante as visitas, alguns itens são analisados por profissionais especializados em diferentes áreas que atuam também no sentido de conscientizar comerciantes e consumidores sobre a importância da segurança alimentar.

Objetivo desta fiscalização foi verificar as condições higiênicas sanitários, existências de alvarás e presença de menores em bares e lanchonetes.

A Vigilância Sanitária conta com equipes de fiscalização responsáveis pela análise de aspectos essenciais para conservação e venda de alimentos como equipamentos, utensílios, acondicionamento em freezers e depósitos. Estrutura física, controle de pragas e origem da matéria-prima também passam por vistoria rigorosa.

No momento da fiscalização, ao ser constatado alguma irregularidade, a equipe notifica o estabelecimento e, dependendo da atividade exercida, retorna no prazo máximo de 30 dias. Durante a segunda visita, caso o proprietário desobedeça as orientações técnicas, será multado e pode ter seu estabelecimento fechado em até 10 dias. Os proprietários podem solicitar ainda liberação e renovação de alvará através de uma visita no próprio estabelecimento.


“Estamos atentos à qualidade do serviço a ser oferecido no setor de alimentos. A fiscalização é intensa e a maior preocupação é com a saúde e bem-estar das pessoas”, declarou Edinardo, fiscal da Vigilância Sanitária. Ainda de acordo com o fiscal, denúncias e informações devem ser realizadas através do telefone 3345-3020. “Esse contato permite que denúncias e outras solicitações sejam feitas ao órgão com o intuito de facilitar o nosso trabalho”, acrescenta.

A fiscalização foi realizada no dia 21/11 à 24/11 no período noturno.

0 comentários: