PSF Bom Pastor realiza palestras sobre Dia Mundial do Diabete

A equipe do PSF Bom Pastor realizou palestras sobre o dia mundial do diabete, uma campanha global de conscientização, que a cada ano aborda um tema diferente, é compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países. É uma iniciativa que reúne líderes de opinião, profissionais da saúde, pessoas com diabetes e o público em geral. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) destaca-se entre as entidades, mobilizando-se de forma muito ativa nos últimos anos.

Segundo a OMS, cerca de 350 milhões de pessoas no mundo são portadoras de diabetes e a previsão é que esse número dobre até 2030. A doença mata 1 pessoa a cada 8 segundos.


O que é diabetes?

Diabetes melito é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal do açúcar ou da glicose no sangue. Há três tipos principais de diabetes:


Tipo 1: É uma doença autoimune em que o sistema de defesa do organismo ataca as células

que fabricam a insulina. Os portadores desse tipo fabricam muito pouco ou nada da substância.

Tipo 2: É o tipo mais comum. Neste caso, o organismo não

consegue utilizar a insulina produzida com eficiê

ncia, causando aumento nos níveis de glicose. As principais causas desse tipo de diabetes são excesso

de peso e falta de atividade física.


Tipo gestacional: A alteração nas taxas de açúcar no sangue é detectada pela primeira vez durante a gravidez. A doença pode ou não persistir após o parto.

As altas taxas de glicose no sangue podem, com o passar do

tempo, causar problemas no coração, olhos, rins ou no sistema nervoso.


A Enfermeira Fabiana Arruda realizou a palestra juntamente com os Agentes Comunitários de saúde Gertrudes e Ana Rosângela, os pacientes ainda receberam orientações sobre cuidados com a higiene oral com a odontóloga Dr. Aniele Assis.

0 comentários: