Vigilância Sanitária realiza vistorias em estabelecimentos comerciais

Preocupada com a saúde e o bem estar da população local, a Secretaria Municipal de Saúde de Poconé, através da Vigilância Sanitária em parceria com o Setor de Tributos, Conselho Tutelar e a Polícia Militar realizaram inspeções de rotina em estabelecimentos comerciais e pontos de alimentação espalhados por toda a cidade de Poconé, tanto na zona urbana como na zona rural. Durante as visitas, alguns itens são analisados por profissionais especializados em diferentes áreas que atuam também no sentido de conscientizar comerciantes e consumidores sobre a importância da segurança alimentar.

Objetivo desta fiscalização foi verificar as condições higiênicas sanitários, existências de alvarás e presença de menores em bares e lanchonetes.

A Vigilância Sanitária conta com equipes de fiscalização responsáveis pela análise de aspectos essenciais para conservação e venda de alimentos como equipamentos, utensílios, acondicionamento em freezers e depósitos. Estrutura física, controle de pragas e origem da matéria-prima também passam por vistoria rigorosa.

No momento da fiscalização, ao ser constatado alguma irregularidade, a equipe notifica o estabelecimento e, dependendo da atividade exercida, retorna no prazo máximo de 30 dias. Durante a segunda visita, caso o proprietário desobedeça as orientações técnicas, será multado e pode ter seu estabelecimento fechado em até 10 dias. Os proprietários podem solicitar ainda liberação e renovação de alvará através de uma visita no próprio estabelecimento.


“Estamos atentos à qualidade do serviço a ser oferecido no setor de alimentos. A fiscalização é intensa e a maior preocupação é com a saúde e bem-estar das pessoas”, declarou Edinardo, fiscal da Vigilância Sanitária. Ainda de acordo com o fiscal, denúncias e informações devem ser realizadas através do telefone 3345-3020. “Esse contato permite que denúncias e outras solicitações sejam feitas ao órgão com o intuito de facilitar o nosso trabalho”, acrescenta.

A fiscalização foi realizada no dia 21/11 à 24/11 no período noturno.

Agentes do SAMU e PAM participam do treinamento socorristas

Agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e os profissionais do Pronto Atendimento Médico (PAM) de Poconé, participaram nesta última quinta-feira (24), de curso de capacitação e atualização “treinamentos simulando situações reais de resgate em várias situações”.

O treinamento foi realizado na IFMT, localizada as margens do rio Bento Gomes a 12 km da cidade. Treinamentos simulando situações reais de resgate em acidentes, foi o ponto alto do treinamento.


De acordo com o condutor Edson “é de extrema importância esse treinamento para os socorristas, pois é o momento em que a teoria é posta em prática, destacando que a simulação envolve feridos de todas as gravidades o que permite aos agentes perceberem melhor as prioridades”.


Participaram deste treinamento e atualização: enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores.


A central de regulação fica localizada na capital, e em toda emergência o telefone para atendimento é o 192. Equipe do Samu estão de plantão 24hs por dia todos os dias da semana.




PSF Cohab Nova realiza ação em saúde em Comunidade Rural

O PSF Cohab Nova realizou no dia 27 de outubro, a partir das 08horas da manhã, uma ação em saúde nas comunidades Tanque do Padre, Espinhal e Pantanalzinho.

A ação contou com a participação de agentes comunitários, médico, enfermeiro, dentista, técnico em enfermagem e ACD. Neste evento os profissionais ministrarão palestras educativas, orientação sobre hipertensão, diabetes, alimentação adequada, saúde bucal, escovação, aplicação de flúor, vacinação e avaliação de peso e estatura.

De acordo com o Enfermeiro Junior, o objetivo é compartilhar conhecimentos sobre prevenção em saúde e construir vínculos e uma participação mais integrada das comunidades com os diversos saberes da saúde.
O PSF Cohab Nova é constituído por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, compartilhando e apoiando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das equipes de PSF, onde os profissionais realizam eventos de promoção à saúde, prevenção, visita domiciliar em casos especiais.